domingo, 30 de janeiro de 2011

na defesa I

Vou publicar uns sambas que contëm teses juridicas de defesa. Pra começar, o advogado do morro diplomado no samba, Bezerra da Silva, conta a história de um vizinho injustamente acusado de plantar uma erva ilícita no seu quintal. Sua defesa se baseia em desconhecimento - não do direito, como poderiam logo imaginar xs juristas (sabe-se que o desconhecimento do direito pode, no máximo amenizar a pena), mas de fato. Ele alega, em suma, que como ele não é agricultor, não poderia saber que planta era aquela...

SEMENTE
Bezerra da Silva

Meu vizinho jogou
Uma semente no seu quintal
De repente brotou
Um tremendo matagal (Meu vizinho jogou...)

Quando alguém lhe perguntava
Que mato é esse que eu nunca vi?
Ele só respondia: "Não sei,
não conheço isso nasceu ai".

Mas foi pintando sujeira
O patamo tava sempre na jogada
Porque o cheiro era bom
E ali sempre estava uma rapaziada

Os homens desconfiaram
Ao ver todo dia uma aglomeração
E deram o bote perfeito
E levaram todos eles para averiguação (e daí...)

Na hora do sapeca-ia-ia o safado gritou:
"Não precisa me bater, que eu dou de bandeja tudo pro senhor
Olha aí eu conheço aquele mato, chefia
E também sei quem plantou".

Quando os federais grampearam,
E levaram o vizinho inocente,
Na delegacia ele disse: "Doutor,
não sou agricultor, desconheço a semente"

Nenhum comentário: