sábado, 25 de agosto de 2012

encontro

tua blusa azul caía desconcertante enquanto cê argumentava grilos no microfone de som metálico, distraindo toda a gente que esquecia de te ouvir. parada na tua frente, fui te encontrar na praça do relógio sob as luzes  estelares dos prédios do butantã, nas ruas da vila miguel cury. mas voltei: cê veio me falar e eu rougie.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

enquanto
a câmera da loja de departamento
me grava
e o segurança observa
cada movimento
meu
- que ele julga ser suspeito -
finjo
ser 
um
bom
sujeito


***

a planta
antes muda
grita 
de cor


***

tabuleiro

reis e rainhas
administram tudo
do alto de suas torres
bispos engordam suas contas
doutrinando seus rebanhos de cavalos
em meio a isso
peões
tomam xeque especial


***

dó maior
é ver o sol menor

no fundo de si


(thiago cervan, sumo bagaço, sp: ed. maloqueirista, 2012)


sexta-feira, 17 de agosto de 2012

gringos carentes

Fenômeno temporalmente situado no início dos anos 90, disseminou-se mais amplamente a partir dos anos 2000, com a continuidade das reformas arquitetônicas começadas na década anterior. Espalhados por todo o perímetro do Pelourinho, são encontráveis ainda em áreas adjacentes, como Dois de Julho e Santo Antônio, andam sempre em bandos ou em casais, raramente se aventurando sozinhos. Exercem diversas atividades "produtivas", como venda de artesanato, malabarismo, malabarismo com fogo, malabarismo com bolas, malabarismo com pinos, malabarismo com pernas de pau, coordenação de ongs, venda de artesanato, coordenação de projetos sociais e artísticos, cuspe de fogo, bandas de música africana, dança do ventre, música flamenca, percussão africana, heiki, permacultura, venda de artesanato, astrologia e pudemos registrar mesmo o caso de um ou dois indivíduos estudados que instalou uma mesa para jogo de búzios em pleno Terreiro de Jesus, desaparecendo em alguns meses, fato cujo motivo não conseguimos apurar completamente. Fontes orais afirmam que brevemente teremos por aqui alguns deles ministrando cursos da tradicional Capoeira Angola.
São em sua maioria jovens, desiludidos com a rotina estressante das grandes capitais do primeiro mundo, mentes livres que não compactuam com o sistema opressivo e genocida construído por seus pais e avós, e que simplesmente caíram na vida, deixando o peso de suas culturas penderem sobre nossas cabeças (se bem que o pesquisador não deva envolver-se emocionalmente com o objeto estudado, peço desculpas). Têm formação acadêmica em boas universidades dos seus países, mas não atuam em suas áreas de formação. Muitos guardam bem guardados cartões de crédito internacionais, que podem ser usados a qualquer momento, embora isso não os impeça de ousar inúmeras façanhas para garantia de sobrevivência, como tentar vender pulseirinha de palha por cinco reais, vender berimbau de cabo de vassoura, disputar sinaleira com menino de rua, dar rasteira em roda de capoeira, vender cocaína com sonrisal e tomar sopa da LBV na Baixa dos Sapateiros, entre outras coisas.
(Fábio Mandingo, "Kaska ou estudo sócio-etnográfico sobre os gringos carentes", in Salvador negro rancor, São Paulo/Salvador, 2011, p. 17-18)

domingo, 12 de agosto de 2012

a xícara

abrir a porta de casa, manhã sem mais sentido, sentindo o sol, meteoro, cair sobre minha cabeça, rasgar essa roupa seca, queimar os livros da estante, não deixar pêlo no corpo, perder a memória na escada, afogar por horas o instante, lançar a janela na porta, (a xícara está na garganta), trancar tudo a cadeado, a casa o sentido o sol, a cabeça a roupa os livros, esquecer mesmo a memória, depois dizer obrigada, e ir embora.



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

 (Klimt, Retrato de Friedericke Maria Beer, 1916)

(Egon Schiele, Retrato de Friedericke Maria Beer, 1914)

Friedericke Maria Beer era uma jovem vienense que ganhou de presente de seu namorado um quadro seu pintado por Klimt. Dois anos antes, parece ter encomendado um quadro a Egon Schiele. É a única mulher retratada por ambos artistas, os dois amigos.