sexta-feira, 30 de outubro de 2009

por amor ao derrida, que nunca compreendi
a necessidade de permanecer nas fronteiras, apátrida, arcando com a revolta e a indignação pela incompreensão, vem do desejo de continuar amando o mundo. o que sinto por mim mesma não posso dizer simplesmente "é amor", devo completar, complementar, conjugar conjuntamente: amor-próprio, amores-próprios (com o hífen ao qual se segue este universo do que é, não é, contém, quer dizer 'próprio'). é um amor-próprio que não é nem pode ser apenas amor exceto no plano daquilo que eu não sou, do que fala em mim quando estou de boca fechada, do que rezo pra não ver e sonho à noite. de certo modo, é a isto que quero me referir, ao amor que precisa permanecer assim contra a minha vontade mais racional e louca por controle e apropriação. o mundo revelado não pode ser amado, porque ele já está produzido indistintamente em mim. mas o tremor de coisas que não consigo nomear e que nomeio contraditoriamente, de forma irresponsável e precária, essa agitação intradutível e dolorosa mantém vivo o que pode existir do outro em sua existência fora-de-mim nunciada. só posso amar esse desconhecido que vem e me toma sem nada me responder.
não pode haver revolução
sem gemeção
viver virou um acontecimento
sobre xs indígenas da América, quando da chegada dos espanhóis, em 1492,
ou,
do discursinho do trabalho por quem adora o ócio:

"...essa gente, por natureza, é ociosa e viciada, de pouco trabalho, melancólicos e covardes, vilões e mal inclinados, mentirosos e de pouca memória, e de nenhuma perseverança. Muitos deles, por passatempo, se mataram com peçonha para não trabalhar, e outros se enforcaram com suas próprias mãos" (Gonzalo Fernández Oviedo, Historia General)


hoje acordei algo
entre bagacinho e bagaceira...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Der Kuss - 1989 [Einstürzende Neubauten]

http://www.youtube.com/watch?v=USQdq6cysow

Der Kuss - o beijo:

Alles - tudo
was ich warf - o que eu joguei
fing ich - comecei
fing ich auf - apanhei
fing ich auch - e, além disso, comecei
dies ist ein Kuss - isto é um beijo
dies ist die Muendung - isto é uma boca
dahinter der Lauf - atrás da corrente

(2x) was ich warf - o que eu joguei
fing ich - comecei
fing ich auf - apanhei
fing ich auch - e também comecei

dies ist ein Arm - isto é um braço
dies eine Schlinge - isto é um laço
ein Fangarm vielleicht - talvez um tentáculo

(2x) was ich warf - o que eu joguei
fing ich - comecei
fing ich auch - apanhei
fing ich auf - e também comecei

dies ist ein Leib - isto é um corpo
dies ist ein Loch - isto é um buraco
und Eingang zugleich - e, ao mesmo tempo, entrada

was ich warf - o que eu joguei
fiel (schlug Funken) -caiu (soltou faíscas)
und auf - e
was ich warf -o que eu joguei
fiel (schlug auf) - caiu (aberto)
und Funken - faíscas

dies war ein Kuss - este foi um beijo
ohne Fehl - sem defeito
und nackt - e nu

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

sambinha tosco i.

vou inventariar suas mentiras
o dia amanheceu: de verdade
seu arrependimento vem tarde
ao menos me poupe a saliva

você inventou nossa história
brincando de amarelinha
meu peito, objeto de aposta,
foi jogado no jogo da ladainha

quando olhei pro fundo do espelho
só vi marcas de troça e ferida
vê se entende, eu não tenho conselhos
- o que restou de mim foi sua vida.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

que pedra que nada.
no meio do caminho tem um cara.
tem um cara no meio do caminho.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

filosofia de vida - sem auto-ajuda

nem conheço direito espinosa e já estou encantada. vou tentar apontar a razão disso.
pro filósofo, contingentes são os acontecimentos que não precisam necessariamente existir; possíveis são aqueles cujas causas não precisam necessariamente existir. vislumbra-se uma distinção que coloca o acento tônico não na coisa em si, no acontecimento mesmo, mas no sujeito que o experimenta e o pensa.
em ambos os casos, o sujeito ignora algo. ora, é precisamente dessa ignorância que advém o fôlego para acreditar em algo diferente do fatalismo do destino. talvez importe menos o acreditar como ato de fé que como meio a ensejar um outro tipo de experiência de vida. se parece certo que tudo esteja previamente determinado, não se deve esquecer de que há várias formas pelas quais se pode encarar o 'mesmo' fato. pode ser que a postura que se tenha diante da travessia de um rio mude não apenas a esta última, mas também às próprias águas dele, que nessas horas se parecerão bem pouco com um dado pronto-e-acabado.
cumpre não considerar contingente, possível, necessário/determinado quais descrições lógicas do mundo. espinosa está expondo aí uma filosofia ad usum vitae, isto é, para o uso da vida, para quem ousa ver e construir o possível do impossível, sem saber.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

ouça a voz da tecnologia.

domingo, 11 de outubro de 2009

o que será que significa quando começo a justificar a minha ida ao cinema com eu tb preciso viver?

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

CIRCA - Clandestine Insurgent Rebel Clown Army

"
RECRUTAMENTO
VOCÊ está cansadx de protestos monótonos chatos contra o capitalismo?
VOCÊ gosta de trabalhar em equipe e de ridicularizar autoridades?
VOCÊ anseia por aventuras extremamente idiotas?
O Exército Clandestino de Palhaços Rebeldes Insurgentes (Clandestine Insurgent Rebel Clown Army - CIRCA) quer que tolxs e rebeldes, radicais e malandrxs, trapaceirxs e traidorxs, irritadxs e descontentes se juntem ao grupo.
Você pode ser parte de uma força de combate armada com amor cruel, treinada segundo a antiga arte das palhaçadas e da ação direta não-violenta. Você pode aprender táticas engenhosamente estúpidas que confundem xs poderosxs. Você pode descobrir o seu palhaço interior e a liberdade subversiva de enganar.
Você não precisa gostar de palhaçxs ou soldadxs, só precisa gostar da vida e de dar risadas, tanto quanto da rebelião. Se você acha que tem o que é necessário, siga o seu nariz e se junte ao CIRCA!
Treinando para ser LIXO [ver a foto no link!]
Como todos os exércitos, as pessoas que desejam se juntar às fileiras do CIRCA têm de receber formação. Antes de entrar em batalha com CIRCA, x recruta participa de "campos bigshoe" intensivos, com duração de aproximadamente três dias para o Treinamento Básico de Palhaçx Rebelde (Rebel Clown Basic Training - BRCT). No final do BRCT você será capaz de assumir qualquer missão CIRCA. Tornar-se um clownbatente pode ser um desafio, mas é uma vida gratificante.
Há cinco fases de BRCT:
- Encontrando o Palhaço Interior
- Jogos subversivos
- Desobediência Civil e Ação Direta
- Manobras Bufonas
- Marcha e Perfuração
"
Tradução livre da helô

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

andava devagar naquele lugar estreito, entre dois paredões desses sem fim. o medo de que eles a qualquer momento, sem qualquer aviso, invadissem em silêncio o pequeno vão e me amassassem: colocaria meu corpo de lado, paralelo, e olharia por sobre o ombro imóvel, tentando reduzir ao menor espaço a barriga, o osso do queixo, com receio de sentir as paredes geladas encostarem nas minhas bochechas, uma de cada lado, prensando-as regularmente em direção ao meu centro dominado. com o movimento lento, sentia me subirem pelas pernas ares quentes expelidos por tubos racionalmente distribuídos a cada três metros e meio, gases de cores escuras, azul, verde, marrom, preto. cada vez mais lenta, já meu peito estava quente, e o queixo parecia amortecido, o nariz irritado por um pó. estava prestes a cair e nada ao redor se mexia (exceto a névoa dançante de veneno que tomava o espaço trombando de um lado e do outro da viela em direção ao topo do mundo).
no corredor da rua, a moto foi engolida pela fumaça entre duas fileiras de dezenas de caminhões-torre.

sábado, 3 de outubro de 2009

a vida tem sido de palavras. sempre foi, mas agora se colocam com a sua maior estatura, a palavra com/o um fim nela mesma. pronúncia = pré-anúncio-de-si (a palavra que antes anuncia quem a pronuncia). quero a sua, seja ela qual for, desde que saia da sua boca.